A inadimplência é um problema constante e grave para qualquer empreendedor. Além de prejudicar o fluxo de caixa, requer um esforço extra para fazer a cobrança. No entanto, quando a cobrança  de inadimplentes é necessária, é preciso estar atento para não ferir os direitos do consumidor, gerando assim uma nova dor de cabeça. A cobrança abusiva pode render ao cobrador detenção de três meses a um ano e multa.

Por isso, preparamos algumas dicas do que não pode ser feito no hora de cobrar inadimplentes:

Cobrar no dia seguinte ao vencimento

Devido ao prazo de confirmação de pagamento, é aconselhável esperar 5 dias úteis após o vencimento da conta para considerar o cliente como inadimplente. Desta forma, você evita cobrar uma pessoa que pagou a conta em dia, mas que ainda não teve o pagamento confirmado pelo banco.

Expor o inadimplente

O Código de Defesa do Consumidor proíbe que a cobrança exponha o cliente ao ridículo. Portanto, não é permitido que a cobrança seja feita no trabalho do cliente, assim como na frente de familiares, vizinhos e amigos. O devedor também não pode ser cobrado no horário de descanso, como fins de semana, feriados e período da noite. Também é proibido que a cobrança seja feita repetidamente, várias vezes ao dia, por exemplo.

Fazer ameaças e dizer inverdades

O Código de Defesa do Consumidor também deixa claro que é proibido fazer ameaças ao consumidor. Alguns empresários aproveitam a falta de conhecimento do cliente para dizer coisas que não são verdades, como falar que o nome será negativado até que o pagamento seja realizado (a negativação expira após 5 anos) ou que o valor devido será descontado automaticamente no salário, entre outros.

Como fazer a cobrança de forma correta?

Neste artigo, separamos algumas dicas de boas práticas para a cobrança de inadimplentes.

Mas se você tem problemas constantes com inadimplência, algumas atitudes podem ajudar a diminuir a ocorrência. Primeiramente, é necessário formalizar suas formas de cobrança, fazendo a emissão de boletos, carnês ou oferecendo a opção de pagamento no cartão de crédito. Para isso, não é necessário fazer convênios bancários. Basta contar com os serviços de um intermediador de pagamentos como Gerencianet, Pagseguro, Moip etc. Entre em contato com a Criar Impacto e podemos ajuda-lo a reduzir este problema integrando sua Loja Virtual ou Site com tais meios de pagamento.

Somos uma Empresa que Escuta Você. O que nos habilita a dar Sugestões úteis para o Seu Sucesso e Facilita na Indicação de um Serviço Apropriado. Nossa Preocupação com a Qualidade fica Evidente desde Nosso Primeiro Atendimento. Trabalhamos com Desenvolvimento de Sites, Lojas Virtuais, Aplicativos, Publicidade em Vários Formatos e Muito Mais.